A Executiva do União Brasil decidiu nesta quarta-feira (20) afastar temporariamente o deputado e atual presidente do partido, Luciano Bivar. O comando da sigla será assumido pelo vice-presidente, Antonio Rueda (PE).
O afastamento de Bivar foi resultado de uma votação realizada durante a reunião da Executiva. Segundo informações do Portal UOL, foram 11 votos a favor do afastamento, 5 contra e uma abstenção. Mesmo participando por vídeo, o deputado ficou isolado diante da maioria dos votos pela sua saída.
De acordo com o UOL, o afastamento de Bivar foi solicitado por parlamentares e governadores do partido, que assinaram uma representação pedindo sua saída da presidência da sigla e a expulsão com cancelamento da filiação.
O Portal UOL também destaca que Bivar tentou adiar a decisão, mas acabou sendo afastado. Durante a reunião, ele fez diversos pedidos de “questão de ordem” e tentou impedir a participação de Rueda e sua irmã, Maria Emília de Rueda, tesoureira do partido. O deputado teve que ser silenciado por ACM Neto, que conduzia a reunião, devido às suas tentativas de tumultuar o encontro.
A determinação de afastamento de Bivar é considerada provisória, conforme explicado pelo UOL. O caso será analisado pelo Conselho de Ética, que poderá efetivar a decisão em até 60 dias. Bivar terá cinco dias para enviar sua defesa em relação ao caso.