Nova ligação entre Praia do Flamengo e Stella Maris beneficia mais de 40 mil pessoas

Por Redação
5 Min

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta quinta-feira (21) uma nova ligação viária entre a região de Praia do Flamengo e Stella Maris, com o objetivo de proporcionar uma melhor mobilidade para motoristas e pedestres que se deslocam pela área. A intervenção, que faz parte do conjunto de ações municipais em comemoração aos 475 anos da capital baiana, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis em um evento realizado no local.

Com um investimento de R$ 9,1 milhões, a nova ligação conecta a Rua José Augusto Tourinho Dantas, em Praia do Flamengo, às ruas Irajuba e Dr. Afrânio de Carvalho, já dentro do Marisol, beneficiando mais de 40 mil moradores da região. Anteriormente, quem precisava se deslocar pela área tinha que fazer um desvio até a orla e seguir pelas ruas Clóvis Bevilácqua e Ibitiara para então acessar o loteamento em Ipitanga, o que resultava em um aumento do fluxo de veículos e congestionamentos.

Bruno Reis afirmou que, após diversos investimentos na região, faltava essa solução de mobilidade. “Aqui, a Prefeitura realizou diversas obras de requalificação, especialmente em toda a orla de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga. Faltava essa via, pois quando fizemos a orla de Ipitanga, parte dela passou a ter sentido único. Além disso, é importante destacar toda a preocupação ambiental presente nesta obra”, disse.

Os serviços incluíram a implantação de piso intertravado com 70% de permeabilidade, em conformidade com as exigências do Zoneamento de Área de Proteção Ambiental (APA), permitindo a drenagem natural das águas pluviais. Além disso, foram instalados cerca de eucalipto, passeio, meio-fio, piso tátil e iluminação em LED. A via também conta com placas de educação ambiental.

A via, ecologicamente correta, está localizada fora da poligonal do Parque das Dunas. Em parceria com a ONG de preservação ambiental Unidunas, a Prefeitura realizou o plantio de 1,3 mil mudas de espécies da restinga original do parque, visando a recuperação de uma área que estava altamente impactada pela presença humana. A obra também beneficiou o trecho do Rio Sapato, que passa confinado sob o Condomínio Caminho das Águas, mantendo seu curso livre e substituindo uma manilha de 50cm por uma galeria de 2×2 metros.

O presidente da Unidunas, Jorge Santana, explicou o monitoramento da obra: “Quando esse projeto foi idealizado, ele passava por dentro do parque, que era a chamada Linha Branca. Houve um diálogo com a Prefeitura, mostrando que passaria por dentro do parque. Na mesma hora o prefeito disse ‘então não vou mexer nessa área’. Ele afastou e criou o projeto totalmente fora da poligonal. Para nós, isso foi muito importante, uma vitória muito grande e respeitada”, afirmou.

“O que eu tenho a dizer é que acompanhei a obra, até porque está vizinha à nossa sede, e aqui não houve sequer um dano ambiental, nem à fauna, nem à flora. Nós fizemos aqui um plantio de 1,3 mil mudas em uma área que estava bastante antropizada e a Prefeitura nos ajudou a recuperar. Então eu vejo que existe a preocupação ambiental, tomando a atitude de conservação e de preservação ambiental, principalmente na cidade”, completou.

Além disso, as intervenções na região envolveram a requalificação asfáltica das ruas Irajuba, Eng. Marcondes Ferraz, Dr. Afrânio de Carvalho e da entrada das ruas Eng. Alves de Souza e Eng. Magnólia Teixeira, todas no Loteamento Marisol. “Nós realizamos a pavimentação com drenagem, resolvendo definitivamente o problema de alagamentos na região”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Jairo Borges da Rocha Filho, de 49 anos, publicitário e morador de Ipitanga há três anos, comentou sobre a importância da obra: “Essa obra era importante para nós, pois ela retira um pouco do fluxo de carros da orla. Agora temos esse acesso facilitado com essa nova obra. Isso vai facilitar a circulação dos moradores e também o acesso para quem visita o bairro. Mobilidade é qualidade de vida. Antes tínhamos uma via com mão e contramão, que, principalmente nos finais de semana, ficava sobrecarregada”, afirmou.

Compartilhe Isso