A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, conforme revelou uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada nesta quinta-feira (21).
De acordo com os dados coletados, 35% dos entrevistados classificaram o desempenho da atual gestão como “ótimo” ou “bom”, enquanto 33% a consideraram como “ruim” ou “péssimo”. O índice de aprovação anterior era de 38%, o que representa uma redução de 3 pontos percentuais. Em relação aos que avaliaram como “regular”, o número se manteve em 30%. A parcela de entrevistados que não souberam opinar permaneceu em 2%.
A pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas nos dias 19 e 20 de março, revelou um quadro de empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, divulgada em 7 de dezembro, o terceiro mandato de Lula foi considerado como “ótimo” ou “bom” por 38% dos brasileiros, enquanto 30% o avaliaram como “ruim” ou “péssimo”.
Na semana passada, o presidente comentou sobre a queda de popularidade de sua gestão em diferentes sondagens.
“Eu tenho certeza absoluta de que não existe razão para o povo brasileiro me atribuir 100% de popularidade, pois ainda estamos distantes do que prometemos”, afirmou Lula na ocasião.
“Eu conheço as promessas que fiz ao povo, os compromissos assumidos. Até o momento, preparamos o terreno, aramos, adubamos e plantamos a semente. Agora, estamos chegando a hora de colher o que plantamos”, acrescentou.
Esses resultados refletem as percepções da população em relação ao governo atual, evidenciando oscilações na aprovação e na avaliação do desempenho da gestão. A expectativa é de que as ações e políticas implementadas ao longo do tempo possam impactar positivamente na percepção dos cidadãos em relação ao governo.