A sessão da manhã desta quinta-feira (18/06), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia pode mudar o quadro político na cidade em razão do recurso da Coligação “Para Reconstruir Candeias”, liderada pela ex-prefeita Tonha Magalhães, que pede a cassação do diploma do Sargento Francisco em razão de irregularidades que teriam sido praticadas pela Coligação “A Força da Mudança”, nas eleições de 2012.
Segundo o recurso (Nº 2-76.2013.6.05.0127), o grupo do atual prefeito que pode perder o mandato praticamente 3 anos depois que tomou posse pela primeira vez em 22 de junho de 2012, abusou do poder econômico e praticou captação ou gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha daquele mesmo ano quando tentava a reeleição.
A ação está na pauta desta quinta-feira do Tribunal Regional Eleitoral. Depois de ouvido o voto do Relator, Juiz Marcelo Ayres Filho, os demais devem se manifestar apoiando ou sendo contrário ao parecer da relatoria.
Os interessados podem ver a pauta pelo link: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ba-pauta-de-julgamento-da-sessao-de-18-06-2015-com-inicio-as-9h30.
Nos quatro “cantos políticos” da cidade a discussão envolve paixões e expectativas. Os seguidores da ex-prefeita têm convicção de que Tonha reassume o poder nos próximos dias. Do lado do prefeito, o Sargento Francisco, os correligionários e os “adesistas” esperam que o mesmo seja mantido no poder e termine o mandato para o qual foi eleito.
Nos conhecidos “senadinhos políticos”, há quem aposte na preferência que tem, mas outros apenas ouvem e desejam apenas que “Candeias possa reencontrar o caminho do desenvolvimento e crescimento” para a melhora da qualidade de vida da população, especialmente de baixa renda.