As eleições só acontecem em 2016, mas a corrida pela prefeitura de São Francisco do Conde já começou e está a todo vapor. Isto porque, os possíveis candidatos já estão em busca de aliados. Em entrevista ao programa Baiana Livre desta sexta-feira (24), o ex-secretário de Obras, Joaci Pena, que já confirmou pré-candidatura, não descartou a possibilidade de firmar uma possível chapa com o vereador Messias Antônio. “Na política tudo é possível. Porque não? A gente vem conversando. Não conversei só com Messias, já conversei com outras pessoas. E, na verdade o que a gente quer é o bem de São Francisco do Conde”, disse Joaci Pena sobre Messias Antônio que também afirma ser pré-candidato a prefeito. “Estou construindo o projeto de unidade das oposições, com Joaci e com qualquer nome que queira sair candidato a prefeito”, afirmou Messias. Os dois também estão lutando para conseguir uma possível aliança com o ex-prefeito Antônio Calmon.
Atualmente filiado ao PHS, Joaci Pena terá o grande desafio que é convencer os correligionários da sua candidatura, já que o partido está na base do prefeito Evandro Almeida (PP), candidato natural à reeleição. Na semana passada, o prefeito anunciou que conta com o apoio de 19 partidos e que possivelmente mais quatro partidos possam se tornar aliados.
Quem também está na disputa é o deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSC), que aguarda o posicionamento do governador Rui Costa (PT). Porém, o parlamentar afirma ter recebido o aval de Rui Costa para lançar a sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Caso seja confirmada, Isidório possui uma difícil missão que é se manter no partido, já que a legenda está na base do prefeito ACM Neto (DEM) e ainda não decidiu se terá um candidato nas eleições de 2016. Entretanto, a legenda tem afirmado a possibilidade de lançar o nome do pastor ou na cidade de Candeias, ou em São Francisco do Conde, onde o parlamentar obteve uma votação expressiva.
Há quem diga que o deputado esteja de malas prontas para o Partido Progressista (PP), mesma legenda do prefeito Evandro Almeida. “Esse pergunta deve ser feita ao vice-governador, João Leão, ou ao Cacá Leão e ao Negromonte Júnior. Combinadamente com o governador Rui Costa, vamos discutir com outros partidos”, desconversou Isidório.
“Se o governador não mudar de ideia, não olhar as pesquisas e não resolver me trazer prefeito aqui, irei vou meu apoio para quem o povo está se aproximando, porque a minha votação não foi dada por prefeito e vereador. Quem vota em mim são os donos da cidade, que é o povo”, finalizou Isidório.
BaianaFm