Câmara Comemora Emancipação Política de Candeias, 57 anos de História para Contar
Desde 57 anos, a colenda Casa Parlamentar, tem uma grande e importante história, para o Município de Candeias, o Poder Legislativo traz para memoria o dia 14 de agosto, Emancipação política do Município.
Os Excelentíssimos Vereadores da Legislatura de 2013 a 2016, mais o Presidente e Vereador Gil Soares (PTB), tem a honra de comemorar está data de Emancipação Política do Município, com uma Sessão Solene no dia 14 de Agosto do presente ano (2015), às 10h30 na Câmara Municipal de Candeias.
Hoje a Câmara Municipal é composta por 17 Vereadores; Alcione (Cica), Fernando Calmon, Ivan do Prateado, João Claudio, Lucimeire Magalhães, Marivalda da Silva, Pastor Lima, Profº Val, Rafa de Beijoca, Rita Loira, Roberto Melo, Rosana de Bobó, Serrinha SS, Valdir Cruz, Washington de Passé e Gil Soares (Atual Presidente), onde continuam a manter, a ordem e o respeito. E traz como papel fundamental para a sociedade Candeiense; – Fiscalizar o executivo, elaborar leis que venham beneficiar o povo obedecendo à lei orgânica do município, do estado e acima de tudo preservando o que diz a lei federal.
Para celebrar esta data tão importante, o aniversário de emancipação, traz uma programação completa. Às 5h da manhã, Alvorada; O hasteamento da bandeira, será na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes – 8h. A missa Solene, acontecerá na Igreja Matriz de N. Senhora das Candeias, marcada para às 9h, às 10h30, a Câmara Municipal realiza a Sessão Solene para concluir a homenagem.
Emancipação e História
Aos sete (7) dias do mês de Abril de mil novecentos e cinquenta e nove (1959), às 10h, foi declarado aberta a Sessão Solene e tendo em vista a Lei Estadual Nº 1.028 de 14 de Agosto de 1958 que desmembra e cria o Município de Candeias do Município de Salvador, declara instalado o município de Candeias neste Estado Federal da Bahia.
Ilustríssimas Excelências, deixaram seu nome marcado durante os anos de emancipação política no Município a começar pelo primeiro Presidente da Câmara, Manoel Gonçalves Sales (1959).
E, em 1983 o então Presidente, Francisco Pedro Oliveira, teve o orgulho de comemorar 25 anos de Emancipação Politica deste Município.
Fazendo esta retrospectiva, foi promulgada no dia 05.04.1990, a 8º legislatura do Municipal, em que homenageiam esta comuna pelos seus 33 anos de emancipação política. Que tinha como Presidente da Casa, o Excelentíssimo Alberto Brás Batista Amaral (1989 – 1990).
Anos se passaram e as mulheres também puderam representar Candeias no seu poderio; a Excetíssima Maria Célia de Jesus Ramos, foi uma das Presidentes (2001-2002). Assim como a Ex-Vereadora, Lindinalva Freitas e Maribel Brasil.
A Respeitável Casa Parlamentar contribuiu e contribui para o crescimento desta cidade das luzes. Iluminada com o seu brilho próprio, seus filhos da terra e de coração, trouxeram benefícios para todo o município Candeiense, através do poder Legislativo. Até o ano de 2004, a Câmara Municipal de Candeias, era situada na rua 13 de Maio (centro da cidade, conhecido como antigo Mercado Cultural), já no ano de 2005, mudou de endereço para o bairro do Ouro Negro (próximo ao Hospital Municipal da Cidade, endereço atual). Quem arquitetou este novo projeto, foi a Ex.ª. do ex-Vereador, Antonio Coutinho de Freitas (Arigatô); a nova Câmara, foi construída com recursos próprios e, inaugurada no dia 16 de junho de 2006.
Entre o ano de 2009 a 2014, é fácil lembra quem já foi empossado e intitulado como Presidente desta colenda Casa. O professor e Vereador, Joseval da Silva (que atualmente é Vice-Presidente), já compôs a mesa diretora; assim como também o Excelentíssimo Francisco da Silva Conceição (atual Prefeito do Município), a ex-vereadora, Dr.ª Maribel Brasil dos Santos Ramos. Neste novo ano de legislatura, a Vossa Ex.ª. do Vereador Roberto Melo, tornou-se presidente entre (2013 a 2014); hoje a Câmara Municipal, tem como um dos responsáveis em elaborar leis, o Excelentíssimo Gil Soares, que foi empossado no dia 01 de Janeiro de 2015, para manter as atividades em ordem e aproximar a Câmara do povo.