Dirceu critica ‘fritura’ de presidente da Petrobras e prevê possível queda de Haddad por Rui.

Por Redação
2 Min

O ex-ministro do primeiro mandato do governo Lula (2003-2006), José Dirceu, criticou a ‘fritura’ que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, vem sofrendo dentro da própria gestão petista. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Dirceu afirmou em um grupo que reúne nomes do PT e ex-ministros do governo Lula que é um “desastre o que estão fazendo com Jean Paul”.

Na avaliação dele, o processo de fritura é ‘ruim para a imagem do governo’. “Passa a ideia de que um ministro [Alexandre Silveira, de Minas e Energia] derruba um presidente nomeado pelo PR [Lula] da mais importante empresa do país”.

Dirceu prossegue: “Fora as consequências para a Petrobras e para a nomeação do substituto, seja ele [Aloizio] Mercadante ou outro”.

Rui Costa pode derrubar Haddad

Segundo o ex-ministro, o processo também indica que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pode derrubar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Rui Costa estaria alinhado com os demais ministros que defendem a saída de Prates, enquanto Haddad já o apoiou em momentos de divergência.

Rui Costa e os demais ministros defendem a saída de Prates. Haddad foi apoiado por Rui Costa em momentos de divergência. Dirceu criticou a ‘fritura’ que Prates está sofrendo na gestão petista. A imagem do governo é prejudicada pelo processo de fritura.

As consequências para a Petrobras e para a nomeação do substituto são preocupantes. A ideia de que um ministro pode derrubar o presidente de uma importante empresa do país é negativa. Dirceu alertou para os impactos negativos da situação atual.

A possível queda de Haddad diante do apoio de Rui Costa à saída de Prates é um cenário que se desenha. A divisão entre os ministros e as consequências políticas são temas em destaque.

Compartilhe Isso