Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO) são cotados para assumir o espaço deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2026. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, eles possuem uma aprovação na gestão estadual superior à do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o levantamento, a diferença na aprovação entre o governo petista e o estadual é mais expressiva no estado de Goiás, chegando a 37 pontos percentuais. Em seguida, estão o Paraná (com 35 pontos percentuais), São Paulo (com 12 pontos percentuais) e Minas Gerais (com 10 pontos percentuais).
A pesquisa revela que a aprovação dos governadores de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) varia de 62% a 86% nos quatro estados analisados.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), obteve a maior aprovação, com 86% de aprovação. A desaprovação ficou em 12%, enquanto 2% não souberam ou não responderam.
Já o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), foi aprovado por 79% dos paranaenses. A desaprovação atingiu 17%, e 4% não souberam ou não responderam.
A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu a aprovação de 62% dos paulistas. Outros 29% desaprovaram, enquanto 9% não souberam ou não responderam.
Por fim, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também alcançou uma aprovação de 62%, com a desaprovação alcançando 31%. A porcentagem de não souberam ou não responderam foi de 7%.
Os participantes da pesquisa foram entrevistados nos quatro estados entre os dias 4 e 7 de abril.