Vereadores da base do prefeito Sargento de Francisco abandonam o plenário

Por Redação
5 Min

pitagoas-gil-soares-rita-loiraA quinta-feira (22), segunda sessão na semana na Câmara Municipal  de Candeias e dia de votação, parecia ser mais uma que não empolgaria os que frequentam a casa desgastada com os eleitores por corroborar com o descaso com a cidade na gestão do Sargento Francisco.

Marivalda-silvaMas, uma questão de ordem levantada pela vereadora Marivalda Silva, do PT, que pedia a convocação de donos de clínicas medicas particulares para explicar, por exemplo, a falta de atendimento pediátrico de emergência, principalmente, à noite, se transformou num acirrado debate entre parte da “base” e a oposição, Dr. Pitagoras e Rita Loira.

Ao ser colocado o tema para discussão, alguns vereadores que apoiam politicamente o prefeito reconheceram que é preciso melhorar o atendimento, mas também que é um problema estadual e nacional. Inclusive, que o prefeito faz todo esforço para qualificar o atendimento, como, por exemplo, com a Multiclínica que hoje funcionaria atendendo bem.

Ao usar a palavra, o vereador Dr. Pitagoras demonstrou total indignação com o trato desumano dado à saúde em Candeias, a 6ª cidade que mais arrecada na Bahia e o 4° mais rico município do Estado, chegando a dizer que a falta de médicos, de estrutura e equipamento e o fim do Posto Luiz Viana provoca, inclusive, mortes de pessoas de baixa renda que procuram por atendimento e não acham sendo obrigados para um simples procedimento a se dirigir a cidades vizinhas ou Salvador, e a depender do caso e pela distância pode não haver tempo de salvar uma vida.

Outro descaso é a falta de um mamógrafo em Candeias, embora estejamos no Outubro Rosa. Também citou que mesmo um simples exame de urina ou de sangue o povo não consegue fazer nesta cidade que é rica.

Sobre o questionamento de Marivalda de que Dr. Pitagoras poderia ter ajudado a cidade ao ser convidado para ser secretário de saúde, ele lembrou que não queria passar pelo constrangimento que viu o Dr. Eduardo, um médico respeitado na cidade, e hoje a Sra. Iolanda passaram por falta de totais condições de dirigir bem a pasta, e finalizou “fui eleito para ser vereador e não secretário”.

Embora seja importante a convocação dos proprietários de clínicas particulares para dar explicações é bom saber que a maior parte da população não tem plano de saúde e, acima de tudo, é obrigação do Estado, ou Município, oferecer atendimento gratuito de saúde conforme prevê a Constituição, lembrou o vereador Ivan do Prateado.

O vereador João Cláudio, que mesmo apoiando às vezes faz críticas indiretas ao prefeito e, por isso, por pouco não foi abandonado pelo gestor, pediu ao Dr. Pitagoras que tivesse cuidado com as palavras, no que foi prontamente rebatido.

Dr. Pitagoras apenas lembrou que já ouviu na Casa vereadores da base afirmarem que não estavam ali para “amassar barro para faraó”, que “não era cuscuz para morrer abafado” e que em determinado momento alguém chamou o prefeito de “o bonitão, o gostosão”. E os vereadores são apoiadores de um gestor que não cuida da saúde, da educação, da estrutura da cidade, enfim, abandonou Candeias.

rita-loira-vereadora

A vereadora Rita Loira, também de oposição, disse que Candeias nunca esteve tão abandonada e que tudo o que foi feito em qualquer área no passado está sendo destruído pelo prefeito.

Neste momento, por volta das 13h30, o plenário já está ficando vazio restando apenas os oposicionistas, o presidente Gil Soares, João Cláudio e Valdir Cruz. Os dois últimos deixaram o plenário e a sessão seria encerrada, mas os oposicionistas compuseram a mesa e Rita pode encerrar a fala com mais duras críticas ao prefeito e aos colegas vereadores pelo desrespeito ao povo ao deixar a sessão.

Durante toda a sessão ficou clara a insatisfação da base com as duras críticas da oposição e, por várias vezes, o presidente Gil Soares pediu para que a plateia não se manifestasse apoiando ou criticando a fala dos vereadores para que não fosse obrigado a suspender ou encerrar a sessão. Por falta de quórum, a questão de ordem sequer foi votada.

Não estava presente nessa sessão o vereador e Fernando Calmon em nota sua assessoria informou que o mesmo esta acompanhado seu sobrinho acidentado que esta internado no Hospital do Subúrbio em Salvador.

Os demais que faltaram  foram a vereadora Lucimeire, Alcione (cica), Washington de Passé e Professor Val

Compartilhe Isso