Centenas de pessoas de todas as idades – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – tiveram a oportunidade de receber atendimento médico na manhã de sábado, 24, na Pastoral da Criança, no bairro do Malembá, em Candeias, na “Caravana da Saúde”, numa iniciativa do vereador Dr. Pitagoras, que é médico e exerce o primeiro mandato na Câmara Municipal. Desde cedo, disciplinadamente a fila começou a se formar.
A partir das 8h da manhã foram disponibilizados especialistas em clínica geral, cirurgia geral e vascular, dermatologia, oftalmologia e pediatria e exames de ultrassom e eletrocardiograma com uma equipe de 8 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de pessoal do apoio.
Na sede da Pastoral da Criança, da Igreja Católica, gentilmente cedida pela coordenadora D. Regina e toda a equipe, amigos e colaboradores puderam atender mais de 450 pessoas e foram feitos mais de 620 procedimentos médicos, sem ter sido registrado sequer um incidente no local. Os trabalhos se encerraram próximo das 13h e todas as pessoas foram atendidas.
Numa avaliação preliminar, alguns dos médicos que, pela primeira vez foram a Candeias realizar o trabalho feito em outras cidades – que, segundo Dr. Pitagoras vai ter sequência em outras localidades candeenses , disseram que a organização e o comportamento das pessoas impressionaram pela forma ordeira, cordialidade e receptividade.
Um dos moradores do bairro, que preferiu não ser identificado, disse que “esperava por um exame de ultrassonografia há meses” e, finalmente pode realizar. Outro, que levou mãe e filho, afirmou que, pela ausência de médicos no serviço público municipal, pode ver os familiares terem um atendimento com qualidade e espera outras ações desse tipo em toda a cidade.
O idealizador da ação e vereador Dr. Pitagoras demostrava ao fim dos trabalhos, ao mesmo tempo, um misto de realização pessoal e imensa satisfação por dar seguimento a algo que faz há anos – atender pessoas em Candeias – e hoje em maior extensão.
“A vida me proporciona momentos de muita emoção. Nasci no dia do médico, profissão que abracei por amor, sempre gostei de cuidar de pessoas e consigo isso hoje duplamente: como profissional da medicina e no exercício de um mandato que o povo e Deus me concederam”, garantiu o Dr. Pitagoras sem deixar de agradecer aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal de apoio e a equipe da Pastoral da Criança, especialmente D. Regina, que trabalharam intensa e incansavelmente até o encerramento.
Pelo que ficou demonstrado – embora já houvesse esse pensamento – seria impossível não dar prosseguimento, finalizou o Dr. Pitagoras, afirmando que foi “um momento memorável” que precisa ter continuidade.