A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) está com as inscrições abertas para o credenciamento de pessoas físicas interessadas em elaborar Parecer Técnico de avaliação de propostas de editais. O cadastro busca credenciar pareceristas para avaliação de projetos culturais e é voltado para indivíduos maiores de 18 anos, com pelo menos dois anos de experiência em atuação cultural e análise de projetos culturais.
Segundo Remerson Araújo, coordenador geral da Secult, os candidatos que preencherem os requisitos poderão se credenciar para os chamamentos que serão realizados em breve. “Estamos com a expectativa de lançar até 05 editais de cultura em 2024, sendo eles editais com recursos federais da PNAB e recursos próprios provenientes do Fundo Municipal de Cultura, o que representa avanços significativos no apoio à arte e cultura local. Aqueles credenciados poderão ser convocados para atuar como pareceristas técnicos em qualquer um desses editais. A análise dos projetos pelos pareceristas segue uma metodologia de pontuação justificada, resultando em uma nota e um parecer fundamentado. Esse processo garante transparência na escolha dos projetos”, explicou Remerson.
Os interessados podem acessar o edital com os anexos necessários para inscrição por meio do site da Transparência Municipal, disponível em www.transparencia.laurodefreitas.ba.gov.br. Alternativamente, também é possível comparecer à sede da COPEL, localizada na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O processo de credenciamento será baseado na apresentação dos seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de endereço atualizado, documentos que atestem a experiência técnica na área cultural, regularidade com a Justiça do Trabalho e com a Fazenda Pública Federal, Estadual e Municipal, indicação bancária para movimentação de recursos e ficha de inscrição.
Todas as documentações devem ser entregues na sede da COPEL em um envelope lacrado, identificado como “DOCUMENTAÇÃO CREDENCIAMENTO – CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2023”, contendo a identificação do objeto e a razão social do proponente. A ficha de solicitação de credenciamento deve ser entregue separadamente, em duas vias.
A oportunidade de se tornar parecerista técnico de projetos culturais é uma excelente maneira de contribuir para o desenvolvimento e promoção da cultura local, além de oferecer uma oportunidade para profissionais qualificados na área. Não perca essa chance e garanta sua participação no processo de credenciamento da SECULT.