O governador Jerônimo Rodrigues entregou, no último sábado (27), duas unidades de ensino que passaram por obras de modernização em Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana. O Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão e o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca foram os beneficiados com as melhorias estruturais.
O investimento de R$ 7,3 milhões foi destinado à modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão, que conta com aproximadamente dois mil alunos. A unidade agora dispõe de 25 salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, teatro com 200 lugares, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário, quadra poliesportiva coberta, guarita, subestação e reforma da quadra descoberta.
Já o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca recebeu um investimento de R$ 4,581 milhões para as adequações necessárias. O prédio, construído em 1979 e localizado na Praça Humberto Alves Nogueira, agora oferece 12 salas de aula, sala de robótica, três laboratórios, sala de descanso, restaurante estudantil com 200 lugares, piscina semiolímpica, biblioteca, vestiário, campo de futebol society, subestação, guarita e reforma do ginásio coberto. Além dos cursos convencionais, os estudantes têm a oportunidade de cursar administração, recursos humanos e logística.
Pedro Rufino, aluno do 3º ano do Ensino Médio, elogiou as novas instalações: “é surreal e fenomenal. Na minha escola anterior, eu não tinha tantas oficinas. Eu tô até triste porque eu vou sair daqui este ano. Não vou ter como aproveitar muito mais dessas oficinas”. Já Flávia Conceição, também do 3º ano do Ensino Médio, destacou a importância de uma estrutura moderna para o aprendizado: “É muito especial porque não tem nenhuma outra escola aqui que tenha esse espaço, que acolhe a gente também e oferece coisas maravilhosas. Os professores são muito acolhedores e impulsionam a gente todos os dias para não desistirmos do nosso sonho. E, hoje, eu tenho o maior desejo de estudar e ter um bom futuro”, revelou ela, que almeja cursar medicina.
As obras de modernização foram conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além das melhorias na educação, o governador participou da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iêda Sant’Ana Santos Silva, na sede do município.
“Hoje foi uma alegria dupla. A entrega de escola do Ensino Médio e a entrega de escola do [Ensino] Fundamental. Duas escolas estaduais nossas. E ainda o prefeito Rogério Costa fez a entrega de uma escola infantil muito bonita, para que os estudantes possam começar, desde cedo, a gostar da educação, a animar e alimentar os seus sonhos. Isso, pra mim, não tem valor”, comemorou o governador.
Além das inaugurações, foram autorizadas diversas obras e projetos na região. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) ficou responsável por elaborar o projeto para a pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) na Estrada da Boiadeira, no acesso à Rodovia BR-116, em um trecho de três quilômetros de extensão.
Através da Superintendência dos Desportos (Sudesb), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi autorizada a iniciar o processo de licitação para a implantação do sistema de iluminação em LED no Estádio Municipal Luís Viana Neto, visando a economia de energia.
A Sedur recebeu autorização para celebrar convênios com a prefeitura de Santo Estêvão. Uma das parcerias prevê a pavimentação em paralelepípedo no bairro Ladeira Vermelha, enquanto a outra contempla a segunda etapa das obras de construção de espelho d’água na orla do Rio Paraguaçu, na localidade de Porto Castro Alves.
Por fim, a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura local para realizar obras de reparo no Hospital Municipal Doutor João Borges de Cerqueira, que oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, clínica geral, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem.