Categories: Politica

Pacheco defende desoneração sem comprometer responsabilidade fiscal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi criticado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), neste sábado (27). Pacheco afirmou que Haddad foi “injusto” ao se queixar da prorrogação da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que geram mais de 9 milhões de empregos. Segundo Pacheco, ter responsabilidade fiscal não implica em concordar integralmente com a agenda do Executivo.

“Uma coisa é ter responsabilidade fiscal, outra bem diferente é exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo sobre o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Pacheco, em nota. A admoestação do ministro Haddad, por quem tenho respeito, é desnecessária, para não dizer injusta com o Congresso.

Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, Haddad cobrou do Congresso compromisso com as contas públicas e sugeriu que o Legislativo deveria sofrer punição caso não o faça, assim como ocorre com o Executivo. O ministro também reclamou da desoneração, que se estende também à folha dos municípios de pequeno e médio porte.

A lei aprovada pelo Congresso foi suspensa por decisão liminar do ministro Cristiano Zanin, acompanhada por outros quatro integrantes da Corte. O julgamento no plenário virtual foi interrompido por pedido de vista do ministro Luiz Fux. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou um recurso à Corte em resposta à argumentação da Advocacia-petição, classificando-a como “catastrófica”.

O progresso se assenta na geração de riquezas, tecnologia, crédito, oportunidades e empregos, e não na oneração do empresariado, da produção e da mão de obra”, completou Pacheco.

O presidente do Senado mencionou projetos aprovados nos últimos anos que visaram conter o aumento de gastos públicos, como o teto de gastos e a reforma da Previdência.

“Sem contar a pauta de 2023 que cumprimos em favor de uma arrecadação recorde do estado brasileiro. Portanto, a admoestação do ministro Haddad, por quem tenho respeito, é desnecessária, para não dizer injusta com o Congresso”, afirmou Pacheco.

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

O papel da IA em uma nova pandemia

Nos próximas décadas, há uma probabilidade de 25% de ocorrerem novos surtos de doenças em…

48 minutos atrás
  • Saúde

Atendimentos gratuitos para prevenção do retinoblastoma neste sábado (21) no Instituto de Cegos da Bahia

O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) em parceria com a campanha “De olho nos…

55 minutos atrás
  • Policia

80 chefões são presos na Bahia em 2024, revela Marcelo Werner

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) promoveu, nesta segunda-feira (16), a divulgação do…

1 hora atrás
  • Economia

Economia recua 0,1% de junho para julho, segundo FGV

A economia brasileira teve um recuo de 0,1% na passagem de junho para julho, mas…

1 hora atrás
  • Ciência e Tecnologia

Benefícios do uso de microgéis e nanogéis com ferro na germinação da planta de pepino

Experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Franca (Unifran), no interior de São Paulo, mostrou…

1 hora atrás
  • Empregos

Sesc oferece 04 novas vagas de trabalho

O Serviço Social do Comércio, mais conhecido como Sesc, foi criado pela Confederação Nacional do…

2 horas atrás