Morar Melhor reforma 300 casas em Campinas de Pirajá

Por Redação
4 Min

O programa Morar Melhor finalizou mais uma etapa de reformas habitacionais em Campinas de Pirajá, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na manhã deste domingo (28), o prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, entregaram 100 casas na região do Parque Tercal.

A iniciativa ocorre no bairro pela segunda vez e já acumula 300 imóveis reformados. “O Morar Melhor era a principal demanda aqui da comunidade e, por isso, nossas equipes fizeram os cadastros das casas que precisavam de intervenções, conforme requisitos e critérios técnicos. Talvez este seja o maior programa de alcance social de nossa cidade por cuidar de pessoas que viviam em condições subumanas, trazendo dignidade e resgatando a autoestima”, destacou Bruno Reis.

O gestor lembrou que, ao contrário da maioria dos programas habitacionais que realizam reassentamentos em áreas distantes do centro da cidade, o Morar Melhor tem o diferencial de mudar a vida das pessoas sem que elas mudem de endereço, preservando seus vínculos e histórias.

Foi o que aconteceu com Queila Silene, 36 anos, que reside em Campinas de Pirajá desde a infância. Sua casa foi uma das contempladas nesta etapa, tornando-se um modelo na vizinhança. Os serviços realizados no local incluíram a troca de telhado, porta e janela, pintura, revestimento da parede do banheiro, reboco e instalações elétricas.

“Moro aqui com meus cinco filhos e meu esposo. Atualmente estou desempregada e não tinha condições de realizar uma reforma como essa. Minha casa foi completamente transformada e estou muito feliz, pois é um sonho realizado. O telhado tinha muitos buracos e quando chovia molhava. Agora, a gente consegue dormir em paz”, comemorou.

Além dos investimentos em habitação, outras novidades estão previstas para o entorno. O prefeito autorizou a requalificação do campo de futebol do Parque Tercal e anunciou que o município investirá mais de R$ 100 milhões na construção do Hub de Tecnologia e no Centro de Controle e Operações entre Campinas de Pirajá e Boa Vista do Lobato.

Critérios – As áreas beneficiadas pelo Morar Melhor atendem a diversos critérios com base em dados do IBGE, como maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha da pobreza, de mulheres chefes de família, além de maior densidade habitacional e precariedade habitacional observada no local.

Não são contemplados imóveis em situação de risco ou de aluguel, assim como famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. As equipes do programa visitam as residências e realizam o cadastramento, sendo as obras executadas de acordo com a escolha dos próprios moradores.

“Esse programa tem nove anos de existência e já beneficiou mais de 50 mil famílias em toda a capital baiana. Ainda temos novas metas para alcançar. Conforme determinação do prefeito, até o final do ano, teremos mais 4 mil reformas de casas para entregar por meio dessa iniciativa, que vem proporcionando mais qualidade de vida para a população”, ressaltou o titular da Seinfra, Francisco Torreão.

Compartilhe Isso