No duelo entre Bahia e Criciúma pela terceira fase da Copa do Brasil, o Esquadrão saiu vitorioso, conquistando uma vantagem importante para o jogo de volta. Com a vitória, o Bahia terá a vantagem do empate na próxima partida, que decidirá quem avança para as oitavas de final da competição. Caso o time catarinense vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. O confronto está agendado para o dia 23 de maio, às 19h, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
Antes do jogo de volta, o Bahia terá um compromisso válido pelo Brasileirão. No próximo domingo (5), a equipe baiana enfrentará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 18h30, pela quinta rodada do campeonato nacional.
O Bahia começou o jogo com domínio das ações, assim como no confronto anterior contra o Grêmio. O Tricolor envolveu o Criciúma com trocas de passes rápidos e movimentação constante no campo de ataque, porém pecando na finalização. Apesar do volume de jogo, o Esquadrão conseguiu criar apenas três chances claras de gol na primeira etapa. A primeira delas aos 10 minutos, com Thaciano completando um cruzamento de Everaldo. Em seguida, Cauly acertou a trave após uma cabeçada, porém o lance foi anulado por impedimento. Everton Ribeiro também quase marcou em uma jogada individual. No final do primeiro tempo, o Criciúma tentou equilibrar a partida, mas não conseguiu ameaçar a defesa baiana.
Leia Também
No início do segundo tempo, o Criciúma tentou se impor no campo de ataque, mas logo o Bahia retomou o controle e abriu o placar. Aos 10 minutos, Cauly e Santi Arias fizeram uma bela jogada pela direita e Thaciano completou o cruzamento, colocando o Esquadrão na frente. O Bahia seguiu dominando o jogo e esteve perto de ampliar a vantagem, com Ademir e Carlos de Pena parando em ótimas defesas do goleiro Gustavo. Com o placar de 1 a 0 a favor do Bahia, o jogo terminou com a vitória do Tricolor.
A ficha técnica do jogo foi a seguinte: Bahia 1 x 0 Criciúma, pela Copa do Brasil, no Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), no dia 30/04/2023. O gol foi marcado por Thaciano. O árbitro da partida foi Marcelo de Lima Henrique, com assistência de Renan Aguiar da Costa e Anderson da Silva Rodrigues. O quarto árbitro foi Ivan da Silva Guimarães Junior e o VAR ficou a cargo de Rodrigo Nunes de Sá. Jean Lucas recebeu cartão amarelo pelo Bahia.
O Bahia entrou em campo com Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Ademir); Thaciano (Biel) e Everaldo (Oscar Estupiñan), sob o comando técnico de Rogério Ceni. Já o Criciúma jogou com Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Higor Meritão, Barcia (Newton Jr), Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel) e Marcelo Hermes (Ronald); Felipe Vizeu (Bolasie) e Eder (Matheusinho), sob a direção técnica de Cláudio Tencati.