A situação da dengue na Bahia foi avaliada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) em reunião realizada nesta terça-feira (7/5) como apresentando uma tendência de queda. De acordo com os dados discutidos, o estado já teve mais de 270 municípios em epidemia da doença, mas atualmente está com 197 cidades nessa situação. Além disso, 95 municípios encontram-se em risco e 83 em alerta.
De acordo com os números apresentados, de 1º de janeiro até 4 de maio deste ano, foram notificados 181.211 casos de dengue na Bahia. Esse número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 22.118 casos, ou seja, um aumento de 719,3%. O município que lidera em número de casos é Vitória da Conquista, com 28.658 notificações. Este número é maior que a soma dos quatro municípios seguintes – Salvador, Feira de Santana, Caetité e Barra do Choça.
A Bahia tem uma taxa de letalidade da dengue de 2,9%, a qual é menor do que a média nacional. Até a última terça-feira, foram confirmados 63 óbitos por dengue em diversos municípios do estado, sendo Vitória da Conquista o mais afetado com 14 mortes. Outros municípios também registraram óbitos, como Jacaraci, Feira de Santana, Juazeiro, Encruzilhada, Piripá, Barra do Choça, Caetité, Coaraci, Palmas de Monte Alto, Santo Antônio de Jesus, Bom Jesus da Lapa, Caculé, Caetanos, Campo Formoso, Caraíbas, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Maraú, Santo Estevão, Seabra, Serrinha, Tanque Novo, Teolândia e Várzea Nova. Os últimos registros de óbitos foram em Vitória da Conquista, Serrinha e Teolândia.
Leia Também
Além disso, 143.584 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas no estado até a última segunda-feira.
Em relação à Chikungunya, foram notificados 12.462 casos prováveis em 2024, um aumento de 40% em comparação ao ano anterior. Onze municípios estão em estado de epidemia da doença e foram registrados quatro óbitos, sendo três em Teixeira de Freitas e um em Ipiaú. Quanto ao Zika, houve 2.048 casos prováveis notificados, representando um incremento de 172% em relação ao ano anterior, sem registro de óbitos.
Até a última terça-feira, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou 356 casos de Febre do Oropouche na Bahia, com incidência nas regiões Leste e Sul.
Para acompanhar mais notícias, você pode acessar nosso site em www.aratuon.com.br e acompanhar nossas transmissões ao vivo no Instagram, Facebook e Twitter. Se tiver alguma denúncia ou sugestão de pauta, entre em contato pelo WhatsApp (71) 99940 – 7440.
Fonte: Aratu Online
Disponível em: https://aratuon.com.br/saude/2024-05-08/cenario-da-dengue-na-bahia-tem-tendencia-de-queda-afirma-centro-de-operacoes-de-emergencia-em-saude/