Oferta de serviços de saúde gratuita em três bairros de Salvador nesta segunda-feira (17)

Por Redação
3 Min

O Programa Saúde nos Bairros, elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Salvador, está em pleno funcionamento, atendendo a população em três regiões da cidade ao mesmo tempo. Além da Praça João Amaral, em Amaralina, onde as atividades já estão em curso neste mês de junho, o serviço também estará disponível na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, e no campo de futebol Arena KM 17, em Itapuã, a partir desta segunda-feira (17/6).

Segundo informações da Prefeitura, esta iniciativa tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo exames e consultas em unidades móveis equipadas com profissionais capacitados. Os serviços são realizados de forma espontânea, das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 13h, sem a necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta comparecer ao local com documento de identificação com foto, Cartão do SUS e guia de solicitação quando necessário.

O secretário da SMS, Alexandre Reis, ressaltou a importância do programa Saúde nos Bairros para a população. Ele afirmou que o programa já passou por mais de 60 bairros da capital e agora está promovendo ações em três localidades simultaneamente, visando fortalecer o cuidado integral aos habitantes de Salvador.

Dentre os procedimentos disponíveis nas localidades atendidas estão consultas médicas especializadas, pediatria aos sábados, vacinação, exames laboratoriais, preventivos, serviços odontológicos, agendamentos para raio x e realização de ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas e mamografias. Além disso, também são feitas captações de pacientes para cirurgias eletivas.

A gestão municipal informou que em pouco mais de um ano, o programa já realizou mais de 1 milhão de procedimentos para a população de Salvador, proporcionando um atendimento mais próximo das residências dos moradores. Durante o período de 15 dias em cada localidade, o número de atendimentos varia entre 10 a 12 mil pacientes, de acordo com a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara.

Por fim, a Prefeitura destacou que o programa Saúde nos Bairros tem sido fundamental para garantir um atendimento de qualidade aos cidadãos de Salvador, contribuindo para a melhoria da saúde e bem-estar da população. Através dessas iniciativas, a gestão busca promover um acesso mais democrático e eficiente aos serviços de saúde, beneficiando a comunidade de forma abrangente.

Este texto se baseia nas informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da SMS e não emite opiniões sobre o assunto.

Compartilhe Isso