A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta quinta-feira (4/7), a relação de planos de saúde que terão a comercialização temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Essa ação faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor.
Entre os planos suspensos estão o Univida Coletivo Por Adesão – Apartamento, Univida Coletivo por Adesão Enfermaria, Univida Coletivo Por Adesão – Enferm C Cop, Univida Coletivo por Adesão Nacional Enferm – Cop, Univida Empresarial III – apto, Diamante, Medical Ind 200, Prime 400 e Rubi. Esses planos tiveram sua venda proibida devido às reclamações registradas no primeiro trimestre deste ano.
No total, nove planos de duas operadoras estão sendo suspensos, com a medida entrando em vigor a partir do dia 9 deste mês. Com essa ação, 14.063 beneficiários estarão protegidos, uma vez que esses planos só poderão ser comercializados para novos clientes caso as operadoras apresentem melhorias em seus resultados no monitoramento.
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As operadoras que apresentam constantemente resultados insatisfatórios são avaliadas, e é identificado quais planos terão a entrada de novos beneficiários vedada temporariamente devido ao risco à assistência à saúde. A cada trimestre, a lista de planos é revista, e as operadoras que não representam mais riscos à saúde dos beneficiários são liberadas para oferecer os planos para novas vendas.
Diante desse cenário, fica evidente a importância do Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde. A ação de suspensão temporária da comercialização visa proteger os beneficiários e estimular as operadoras a melhorarem seus serviços para que possam voltar a oferecer os planos aos novos clientes.
Esse ciclo de análise e revisão dos planos de saúde visa garantir que o consumidor tenha acesso a serviços de qualidade e possa contar com uma assistência à saúde eficaz. A ANS reforça a importância do Monitoramento da Garantia de Atendimento para o bom funcionamento do setor de planos de saúde e para a proteção dos usuários.
É fundamental que as operadoras se empenhem em melhorar seus serviços e garantir a satisfação dos beneficiários, para que possam oferecer planos de saúde com qualidade e eficiência. Somente com um monitoramento rigoroso e ações de suspensão temporária da comercialização, como as realizadas pela ANS, é possível garantir um serviço de saúde suplementar que atenda às necessidades da população.