A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última sexta-feira (12/7), a atualização das principais perguntas e respostas relacionadas à rotulagem nutricional de alimentos embalados. O documento, que conta com 207 questões, traz orientações sobre o marco regulatório da rotulagem nutricional de alimentos, visando tornar as informações mais claras e acessíveis aos consumidores brasileiros.
De acordo com a Anvisa, a revisão foi motivada pelo entendimento de que a forma como as informações nutricionais eram apresentadas nos rótulos dos alimentos dificultava a compreensão por parte dos consumidores. Nesse sentido, as modificações realizadas tinham como objetivo aprimorar as regras de declaração da rotulagem nutricional, facilitando seu entendimento e contribuindo para escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às necessidades individuais de cada consumidor.
As alterações realizadas no documento visam melhorar a legibilidade das informações nutricionais, reduzir situações que poderiam levar a enganos quanto à composição nutricional, facilitar a comparação entre alimentos, melhorar a precisão dos valores nutricionais declarados e ampliar a quantidade de alimentos que trazem essa informação, conforme explicou a Anvisa.
Dentre as mudanças promovidas, destacam-se as regras referentes à rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos. Nestes casos, os rótulos devem conter a declaração de advertência “Diabéticos: contém…”, seguida do nome dos mono ou dissacarídeos, como glicose, sacarose ou frutose, em negrito, e a orientação “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”.
Além disso, a Anvisa revisou perguntas e respostas relacionadas aos açúcares adicionados presentes em ingredientes utilizados como fonte de fibras alimentares, com o intuito de esclarecer melhor essas informações diante da diversidade de nomenclaturas, composições e métodos de produção desses ingredientes.
Novas perguntas e respostas também foram incluídas para fornecer orientações mais precisas sobre requisitos de legibilidade da declaração simplificada e linear da tabela nutricional, visando garantir uma identidade visual única para esse tipo de informação.
A Anvisa ressaltou que as orientações contidas no documento devem auxiliar os fabricantes de alimentos e os órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na correta implementação e fiscalização dos regulamentos vigentes. Para dúvidas adicionais, a orientação é entrar em contato com a central de atendimento da agência por meio do site oficial.
Sobre as transmissões ao vivo do veículo de comunicação, elas podem ser acompanhadas no site, no Instagram, Facebook e Twitter. Denúncias ou sugestões de pauta podem ser enviadas via WhatsApp.
Dessa forma, a Anvisa reforça seu compromisso em atualizar e aprimorar as informações relacionadas à rotulagem nutricional de alimentos, buscando promover escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes por parte dos consumidores.
Uma segunda-tenente da Polícia Militar foi vítima de um grave acidente ocorrido na manhã desta…
Andressa Urach, conhecida por sua participação em "A Fazenda" e produção de conteúdo adulto, revelou…
Desde que assumiu a gestão da Refinaria de Mataripe, em dezembro de 2021, a Acelen…
A 25ª edição do Grammy Latino, realizada nesta quinta-feira (14) em Miami, destacou a força…
A manhã desta quinta-feira (14) foi marcada por uma discussão estratégica na Unidade Básica de…
A saúde masculina, muitas vezes cercada por tabus, continua sendo um desafio no Brasil. De…