A área da odontologia hospitalar vem se expandindo para contemplar pacientes com necessidades especiais no Hospital Municipal do Homem (HMH), em Monte Serrat, que foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador no último mês de julho. Além disso, o atendimento já é realizado para pacientes internados no Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata.
O conceito de paciente com necessidades especiais na odontologia abrange todos os usuários que apresentem uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que os impeçam de receber um atendimento odontológico convencional, necessitando, assim, de um cuidado hospitalar com sedação.
Dentro desse contexto, são realizados procedimentos como restaurações e cirurgias simples, incluindo remoções dentárias. O encaminhamento para o serviço é feito após a avaliação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
A coordenadora da Saúde Bucal, Mylena Leal, destaca que os profissionais passaram por capacitação para acolher os pacientes de forma especializada. Ela ressalta a importância de compreender as necessidades específicas dos casos que envolvem a odontologia, ampliando a atuação para o Hospital do Homem com o objetivo de oferecer uma assistência humanizada à população.
No que se refere aos pacientes internados, a Saúde Bucal de Salvador já realiza acompanhamento no Hospital do Homem, cobrindo desde a unidade de terapia intensiva (UTI) até as enfermarias e leitos de observação. Os procedimentos odontológicos visam controlar dores, sangramentos e infecções, além de oferecer suporte aos tratamentos gerais.
Esses serviços odontológicos têm impacto positivo no funcionamento do hospital como um todo. Durante o período de internação, é comum que os pacientes tenham queda na imunidade, o que pode facilitar a instalação de bactérias, fungos e vírus na boca. Com a assistência adequada, é possível prevenir infecções e outros problemas que possam comprometer a recuperação dos internados, garantindo qualidade de vida e uma melhor gestão dos leitos disponíveis.
Em suma, a odontologia hospitalar voltada para pacientes com necessidades especiais representa um avanço significativo na oferta de cuidados de saúde bucal no município de Salvador. A atenção especializada e humanizada prestada no Hospital do Homem e no Hospital Municipal de Salvador é essencial para garantir que esses pacientes recebam o tratamento adequado e necessário para sua condição.
*Com informações da Ascom/SMS
Moradores de Pirajá recebem o projeto Saúde nos Bairros nesta segunda-feira (19)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo em www.aratuon.com.br/aovivo, no Instagram, Facebook e Twitter. Envie denúncias ou sugestões de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
O post Pacientes com necessidades especiais têm direito a serviços odontológicos no Hospital do Homem apareceu primeiro em – Notícias da Bahia e dos baianos.