No Dia Nacional de Combate ao Fumo, que foi celebrado no dia 29 de agosto, a Fundação do Câncer promoveu o Movimento VapeOFF, uma campanha contra os cigarros eletrônicos, com o intuito de conscientizar a população, em especial os jovens, sobre os malefícios desse produto. A parceria com a Anup Social, integrante da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), busca mobilizar jovens e adultos a se engajarem na luta contra o uso crescente dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods.
A campanha envolve uma série de materiais, incluindo videoaulas que estão sendo distribuídas a professores do ensino médio e universitário, além de depoimentos de personalidades sobre os perigos dos cigarros eletrônicos. Além disso, a Fundação do Câncer conta com o apoio de empresas como Ecoponte e Onbus, que irão veicular gratuitamente as mensagens da campanha em suas áreas de atuação.
O diretor executivo da Fundação do Câncer, o cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, ressaltou a importância de conscientizar a população, em especial os jovens, sobre os danos causados pelo uso de cigarros eletrônicos. Com base em um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que apontou um aumento de 600% no consumo de cigarros eletrônicos nos últimos seis anos em todo o mundo, Maltoni destacou que mais de 1 milhão de pessoas no Brasil já experimentaram esses dispositivos eletrônicos, mesmo com sua comercialização sendo proibida pela Anvisa desde 2009.
A preocupação se intensifica ao observar que 70% desse público é composto por adolescentes e adultos jovens, na faixa etária de 15 a 24 anos. A Fundação do Câncer pretende lançar o Desafio Universitário em parceria com a Anup Social até 2025, buscando envolver alunos do ensino médio e universitário na reflexão sobre o uso de cigarros eletrônicos e na busca por soluções para prevenir que esses jovens iniciem o hábito do tabagismo, seja eletrônico ou convencional.
O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, com 90% dos tabagistas iniciando o hábito antes dos 19 anos, sendo a idade média de iniciação aos 15 anos. Nesse sentido, a Fundação do Câncer visa sensibilizar professores e pais para abordarem o tema nas escolas e dialogarem com os jovens sobre os malefícios do vape. A campanha conta com materiais educativos que visam informar a população sobre os perigos do cigarro eletrônico.
Além disso, a Fundação do Câncer lançou o kit digital antivape em parceria com a Anup Social, disponibilizando vídeoaulas, questionários para debate em sala de aula, cartazes, banners para sites e posts para redes sociais. Essas peças buscam transmitir de forma clara e acessível os riscos que o cigarro eletrônico representa para a saúde, principalmente para os jovens. O acesso ao kit digital antivape pode ser obtido através do site www.cancer.org.br/vapeoff.
Em paralelo, a Fundação do Câncer apresentou a sexta edição da pesquisa Info.Oncollect, que aborda o tabagismo e a mortalidade por câncer de pulmão no Brasil. O estudo revelou que, embora tenha havido uma diminuição da prevalência de fumantes entre os homens, a mortalidade por câncer de pulmão entre as mulheres aumentou, devido ao aumento do número de mulheres fumantes. Esse cenário reforça a importância de campanhas educativas e de controle do tabagismo no país.
A ACT Promoção da Saúde também se pronunciou sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, destacando a proibição da Anvisa e a necessidade de reforçar as políticas de controle do tabagismo. A organização é contrária ao Projeto de Lei 5.008, que propõe a liberação dos cigarros eletrônicos e o uso de aditivos de aromas e sabores, indo contra as medidas de proteção à saúde da população.
Em suma, a luta contra o uso de cigarros eletrônicos continua sendo uma prioridade para as entidades de saúde e combate ao tabagismo. A conscientização da população, em especial dos jovens, sobre os riscos desses produtos e a necessidade de políticas mais rigorosas de controle são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar da sociedade.
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