Categories: Saúde

Ministério da Saúde solicita interdição de laboratório após infectar pacientes com HIV

Ministério da Saúde solicita interdição de laboratório onde pacientes transplantados no Rio de Janeiro contraíram HIV

Na última sexta-feira (11/10), o Ministério da Saúde informou que pediu a interdição de um laboratório no Rio de Janeiro onde seis pacientes transplantados testaram positivo para HIV após receberem órgãos contaminados com o vírus. A pasta afirmou seu apoio incondicional às vítimas, familiares e destacou a seriedade com a qual a situação está sendo tratada, com o objetivo de cuidar dos pacientes, familiares e preservar a confiança da população nesse serviço essencial. Diante da gravidade do caso, o ministério imediatamente adotou cinco medidas:

– Solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS Saleme/RJ, localizado no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro;
– Determinou que a testagem dos doadores de órgãos no Rio de Janeiro voltasse a ser feita exclusivamente pelo Hemorio, utilizando o teste NAT;
– Ordenou a retestagem do material dos doadores de órgãos feitas pelo Laboratório PCS Saleme/RJ, para identificar possíveis novos casos falso-negativos;
– Determinou que o grupo de pacientes receptores de transplantes de órgãos dos doadores infectados e seus contatos recebessem total atendimento especializado;
– Determinou a instalação de auditoria urgente pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS no sistema de transplante do Rio de Janeiro, e a apuração de eventuais irregularidades na contratação do Laboratório PCS Saleme/RJ, entre outras providências.

O ministério ressaltou que o falso negativo para presença do vírus nos órgãos para transplante foi detectado em testes realizados por um laboratório privado, contratado pela Fundação Saúde, responsável pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Até o momento, foi confirmada a infecção por HIV de dois doadores e seis receptores que tiveram teste positivo.

Segundo o ministério, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é reconhecido como um dos mais transparentes, seguros e consolidados do mundo. Existem normas rigorosas que visam proteger tanto os doadores quanto os receptores, garantindo que os transplantes realizados no país mantenham um alto nível de confiabilidade. O sistema possui dispositivos regulatórios que prevêem protocolos específicos para a redução de riscos, como a transmissão de doenças infecciosas, e está em constante atualização para acompanhar os avanços médicos e científicos no campo dos transplantes.

O Laboratório PCS Saleme/RJ foi contratado pelo governo do estado do RJ em dezembro de 2023, em um processo de licitação de R$ 11 milhões. Após a descoberta dos pacientes infectados, o serviço foi suspenso e os exames para transplantes passaram a ser realizados pelo Hemorio.

O Ministério da Saúde segue acompanhando de perto a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos pacientes e a transparência no sistema de transplantes. A atenção e cuidado com os envolvidos nesse caso são prioridades, visando a manutenção da confiança da população nesse serviço vital.

Essas ações demonstram o compromisso do ministério em proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos, assegurando que o sistema de transplantes opere de forma segura e eficiente para todos.

Share

Ultimas Noticias

  • Ciência e Tecnologia

5 spin-offs de séries desejados.

Nos últimos anos, o universo das séries de TV tem se expandido de maneiras impressionantes,…

50 minutos atrás
  • Policia
  • Salvador

Casal é feito refém em tiroteio com a PM em Salvador.

Um homem armado invadiu a casa de um casal no bairro Engenho Velho da Federação,…

1 hora atrás
  • Bahia
  • Salvador

Escolha da melhor moqueca na Bahia fortalece turismo gastronômico

O II Concurso da Moqueca, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia…

1 hora atrás
  • Esportes

Brasil goleia o Peru por 4 a 0 no Mané Garrincha pelas Eliminatórias

Nesta terça-feira (15), a Seleção Brasileira brilhou diante da sua torcida e conquistou uma bela…

2 horas atrás
  • Empregos

Vaga aberta no Centro Sul para Repositor de Câmara

O Centro Sul, fundado pelos empresários Carlos Silva e Eronildes Santana, é uma empresa baiana…

2 horas atrás
  • Camaçari

Humorista Ítalo Sena no Teatro Cidade do Saber

Pela primeira vez em Camaçari, o humorista Ítalo Sena, conhecido por ser ‘o rei das…

2 horas atrás