Ministério da Saúde volta atrás e diz que não há casos confirmados de febre amarela

3 Min

O Ministério da Saúde (MS) voltou atrás no número de casos de febre amarela divulgados na noite de segunda-feira (23), referentes à Bahia. Inicialmente, o órgão havia divulgado que foram sete casos notificados no estado – desses, um teria sido confirmado, um descartado e cinco estariam sob investigação.

Já nesta terça-feira (24), o ministério informou que, na verdade, não há nenhum caso da doença confirmado na Bahia. Os números atualizados são de que uma suspeita foi descartada e seis continuam em análise. Ao CORREIO, a assessoria do órgão admitiu que houve um erro durante a divulgação do boletim, na segunda-feira.

Enquanto isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) havia informado que, até a manhã desta terça, existiam somente três casos notificados da doença – todos em Teixeira de Freitas, município localizado no Extremo-Sul. Nenhuma morte foi registrada no estado.

Segundo a assessoria do ministério, o órgão enviou à Bahia 400 mil doses extras para vacinação preventiva da população na área recomendada. Outros três estados – São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo – além do Distrito Federal, também receberam novos lotes da vacina. Só no estado de São Paulo, na semana passada, também foram 400 mil vacinas. Lá, três mortes decorrentes da doença já foram confirmadas em três municípios diferentes.

Ministério da Saúde volta atrás e diz que não há casos confirmados de febre amarela
Ministério enviou 400 mil doses extras da vacina contra a febre amarela para a Bahia (Foto: Antonio Saturnino/ Arquivo CORREIO)

Reunião com prefeitos

Na tarde desta terça-feira (24), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde se reunirão com prefeitos e secretários de saúde de 67 municípios do Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul baiano – áreas consideradas “de atenção”.

Desde a semana passada, a vacinação nestes municípios contra a febre amarela foi intensificada. A recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado e considera a proximidade da Bahia com estados que registraram óbitos, como São Paulo e Minas.

O encontro desta terça deve discutir a estratégia para controle da doença e imunização da população. O encontro acontecerá a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Correio

Compartilhe Isso