![Jovens de 19 anos são tão sedentários quanto idosos de 60](https://candeiasmix.com.br/wp-content/uploads/2017/06/sedentarismo.jpg)
Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, Maryland, revelou dados alarmantes sobre a prática de atividade física dos jovens americanos. Na faixa etária de 19 anos, os níveis de atividade física são comparáveis aos idosos de 60 anos.
Os resultados, publicados no início do mês no periódico “Preventive Medicine”, jogam luz sobre uma das principais causas da epidemia de obesidade que atinge os EUA, principalmente entre crianças e adolescentes.
“Os níveis de atividade no fim da adolescência são alarmantemente baixos, e por volta dos 19 anos, são comparáveis com os de pessoas com 60 anos”, pontua Vadim Zipunnikov, professor assistente de bioestatística da Johns Hopkins e autor sênior da pesquisa. — Para crianças em idade escolar, a primeira janela para a atividade física é a parte da tarde entre 14h e 18h. A questão é como podemos modificar as agendas diárias, na escola por exemplo, para aumentar a atividade física.
Os pesquisadores analisaram dados do levantamento National Health and Nutrition Examination, dos períodos 2003/2004 e 2005/2006. Os 12.529 participantes usaram dispositivos que monitoram a atividade física por sete dias consecutivos, removendo apenas durante o banho e o sono.
Os equipamentos mediram quanto tempo os participantes dispendiam em atividade física leve, moderada a vigorosa, ou ficaram sedentários. As informações foram agregadas em cinco grupos etários: crianças de 6 a 11 anos; adolescentes de 12 a 19 anos; jovens adultos de 20 a 29 anos; adultos na meia-idade de 30 a 59 anos; e idosos, de 60 a 84 anos.
Os resultados mostraram que entre os adolescentes, a maioria dos participantes não cumpriram as recomendações básicas da Organização Mundial da Saúde. Para a faixa etária entre 5 e 17 anos, o órgão sugere ao menos 60 minutos de atividade física diária de moderada a vigorosa. O estudo mostra que mais de 25% dos meninos e 50% das meninas de 6 a 11 anos e 50% dos garotos e 75% das garotas entre 12 e 19 anos não alcançaram o mínimo recomendado.
No grupo de jovens adultos, os níveis de atividade física começam a aumentar, com os exercícios espalhados durante todo o dia, mas um pouco concentrados durante o início da manhã. A mudança no hábito está ligada à entrada no mercado de trabalho e outras transições da vida.
Em quase todas as faixas etárias, os homens são mais ativos que as mulheres, principalmente em atividades de alta intensidade, mas após os 35 anos os níveis começam a cair. Apenas entre os idosos os homens são mais sedentários que as mulheres, e têm níveis menores de atividade física.
Com posse dos resultados, os pesquisadores sugerem que as campanhas públicas passem a focar na redução do sedentarismo pelo aumento das atividades físicas de baixa intensidade.
“O objetivo de campanhas para aumentar a atividade física são focadas nos exercícios de alta intensidade”, disse Zipunnikov. “Nosso estudo sugere que esses esforços devem considerar o horário do dia e focar no aumento de atividades de baixa intensidade e redução da inatividade”.
Agência O Globo