Transtornos de ansiedade e brigas de casal em função de redes sociais. Estes são alguns dos problemas mais recorrentes no consultório do médico e psicoterapeuta Antônio Pedreira. Com as fichas de mais de 10.500 clientes atendidos em três décadas de carreira, ele considera que o ritmo acelerado da vida moderna cobra um alto preço das pessoas que se deixam levar pela rotina de muita cobrança.
“Geralmente, a ansiedade com o trabalho, o medo de falar em público, são relacionados ao temor pela censura de uma suposta figura paterna”, explica o especialista.
Pedreira foi o convidado do programa Reunião de Pauta, transmitido pelo Facebook Aratu Online, quando divulgou o Congresso Latino-Americano de Análise Transacional, realizado na Associação Baiana de Medicina, em Salvador, até a próxima sexta-feira. Nesta linha de psicoterapia, o especialista utiliza de lógica e de argumentos racionais para ajudar a tratar o cliente. Funciona, sobretudo, em relação a fobias.
“O medo de barata é bem fácil de tratar, geralmente, é associado a alguma percepção negativa da criança, a partir de um adulto próximo que demonstrou uma repulsa desproporcional”, destaca Pedreira.
“Já tive pacientes que queriam muito oferecer uma viagem romântica para a esposa, mas tinham medo de viajar de avião. Eu faço um acordo com ele para solucionar isso em três sessões”, garante. “No final, recebo uma ligação dele, comemorando de Paris”.