Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. Agora, o número total de registros subiu de 10 para 13. O diagnostico dos pacientes foi confirmado através de testes. Todos os casos foram importados, conforme destacou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Pelas redes sociais, Vilas-Boas informou que os novos casos de contaminações pela Covid-19 foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e em Prado (1), município situado no extremo-sul da Bahia.
O Lacen confirmou mais três casos na Bahia. Sendo dois em Porto Seguro e um no município de Prado, extremo sul da Bahia. Todos importados de fora do país.
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) March 17, 2020
A Sesab pontuou que um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na presente na festa de casamento da irmã da influenciadora digital, Gabriela Pugliesi, em Itacaré. Gabriela, inclusive, também foi infectada pelo vírus.
Já o caso confirmado em Prado, diz respeito a um homem de 42 anos, que recentemente teve passagem por Milão e Londres.
Até ontem (16), segundo a Sesab, os casos confirmados na Bahia eram: cinco em Feira de Santana, quatro na capital baiana e um em Porto Seguro.
Em todo estado, já foram registrados cerca de 587 casos suspeitos do novo coronavírus, no período de janeiro até as 17h da segunda (16). Desse total, 10 foram confirmados, 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. No total, 26 municípios baianos fizeram notificações oficiais.
O diagnóstico positivo para a Covid-19 pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, o paciente contaminado pelo vírus pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.