Agência europeia diz que vacina Janssen pode estar correlacionada a casos raros de coagulação sanguínea

Por Redação
1 Min
(SANDER KONING/ANP/AFP/Getty Images)

A Agência Europeia de Medicamentos concluiu, nesta sexta feira (1º) que a vacina da Janssen pode estar correlacionada a casos raros de tromboembolismo venoso (TEV), um problema de coagulação sanguínea.
Equivalente a Anvisa, a Agencia pediu que a fabricante da vacina acrescente na bula da vacina a possibilidade de tromboembolismo venoso como efeito colateral, mesmo que raro. Cabe ainda a farmacêutica aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde e a população da possível ocorrência desse evento.

O Tromboembolismo venoso é uma condição no qual o coagulo sanguíneo se forma em uma veia profunda – normalmente nas pernas, braço ou virilha – e pode se deslocar até os pulmões, causando o bloqueio da irrigação adequada de sangue, o que acarreta risco de vida.

A fabricante da vacina Janssen afirmou que irá atualizar a bula, embora a chance de desenvolver esse efeito colateral seja raro. “A conscientização sobre os sinais e sintomas de eventos raros visa garantir que eles possam ser identificados rapidamente e tratados de forma eficaz”, declarou a Johnson & Johnson.

Compartilhe Isso