Sesab confirma mais dois casos de varíola dos macacos e Bahia chega a 27 infectados

Por Redação
2 Min
Vírus da varíola dos macacos pode afetar qualquer pessoa, esclarecem especialistas
Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou mais dois casos de varíola dos macacos (Monkeypox) na Bahia. Com as novas notificações, o número total de infectados chega a 27 no estado.

Os dois casos dessa sexta-feira (11) foram registrados em Salvador e Juazeiro. No total, a capital baiana tem 18 casos confirmados, enquanto as outras notificações são de Santo Antônio de Jesus (2); Cairu (1); Conceição do Jacuípe (1); Feira de Santana (1); Ilhéus (1); Juazeiro (1); Mutuípe (1) e Xique-Xique (1).

caso de Juazeiro foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde do município na quinta-feira (11). O paciente é um homem de 32 anos, que está com sintomas leves e continua em isolamento domiciliar.

Segundo a pasta, o paciente tinha histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão. Ele está sendo acompanhado pelo órgão.

Além dos confirmados, a Bahia tem 133 casos suspeitos de Monkeypox. O boletim completo com os municípios em que os casos foram notificados está disponível em http://www.saude.ba.gov.br/boletinsmonkeypox.

A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Compartilhe Isso