Candeias realiza mutirão para zerar fila de espera de cirurgias oftalmológicas

Por Redação
3 Min

A Prefeitura de Candeias, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciou nesta terça-feira (03) a triagem para o mutirão de cirurgias oftalmológicas. O objetivo é realizar os procedimentos de catarata, pterígio e YAG Laser de forma célere e agendá-los entre os dias 05 e 07 de abril.

Com a expectativa de atender mais de 2.000 pacientes, a triagem ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do Ouro Negro, onde serão realizadas consultas, exames e orientações para os pacientes. O Secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, destacou que a proposta do mutirão é zerar a fila de espera para esses procedimentos e proporcionar qualidade de vida aos candeenses.

Rafael Souza, técnico de exames, enfatizou a importância da triagem para o controle dos procedimentos. “É importante que o paciente passe pela triagem para a gente ter controle sobre o procedimento e se existe necessidade de cirurgia. Após isso, os pacientes passam pelos médicos na própria UBS para verificar as circunstâncias oculares e se estão aptos para realizar a cirurgia”, explicou.

O mutirão foi bem recebido pelos pacientes, como Washington de Jesus, de 75 anos, que elogiou a equipe e a oportunidade de realizar o procedimento. “Admirei a maneira que a equipe trabalha, ajudando e nos tratando bem. Aproveitei o mutirão para agendar a troca da minha lente, que é importante fazer todo ano e esse mutirão ajuda a população porque são procedimentos caros e muitas vezes esperamos muito tempo para realizar”, avaliou ele.

Já João Oliveira destacou a rapidez no agendamento da cirurgia e a importância do projeto. “Eu acho um projeto ótimo, e de grande importância. Tem meses que tento fazer a cirurgia de catarata e não consigo, aproveitei a oportunidade e já estou com data marcada”, disse.

Os pacientes que não conseguiram realizar o agendamento nas Unidades Básicas, podem se dirigir até a UBS do Ouro Negro nos dias 05 e 06 de abril para fazer o cadastro, realizar a triagem e se necessário já sair com a cirurgia agendada.

Compartilhe Isso