A Bahia recebeu, nesta quarta-feira (6/3), os primeiros lotes da vacina contra o vírus da Influenza. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde vai destinar cerca de 1,5 milhão de doses que vão contemplar os 417 municípios baianos.
As doses serão distribuídas de acordo com critérios populacionais, considerando os grupos a serem imunizados. O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Segundo a definição do Ministério da Saúde, a coordenação da Imunização da Secretaria da Saúde da Bahia, Vânia Rebouças, explica que o estado deve receber outras doses do imunizante em breve. “Temos um público-alvo de mais de 5 milhões de pessoas. Ao longo da campanha, devemos receber as próximas remessas, mas ainda não temos um cronograma fechado”, esclarece.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza, que geralmente é realizada entre os meses de abril e maio, terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Entretanto, uma vez recebendo as doses, os municípios já podem iniciar, de forma antecipada, a estratégia de vacinação contra a doença.
Na Bahia, as doses começam a ser destinadas aos municípios nesta quinta-feira (7/3). A logística de distribuição para as regionais já está preparada e as vacinas devem começar a chegar aos municípios ainda nesta quinta-feira. Cada secretaria municipal de saúde divulgará quando será iniciada a aplicação das doses e os locais para vacinação, incluindo pontos fixos e postos volantes, complementa a coordenadora.
Com a chegada das vacinas, os municípios baianos se preparam para iniciar a imunização nos diferentes grupos prioritários, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. A expectativa é que a vacinação contribua para a redução da incidência da gripe, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.
Sendo assim, a vacinação contra a influenza se torna uma importante estratégia de prevenção para garantir a saúde e segurança da população, principalmente dos grupos mais vulneráveis. A campanha de imunização segue um cronograma específico e os municípios devem informar à população sobre os locais e horários de vacinação, a fim de garantir que o maior número de pessoas seja imunizado adequadamente.
Portanto, a chegada dos primeiros lotes da vacina contra a Influenza na Bahia representa um passo importante no combate à doença e na proteção da saúde da população. A expectativa é que a campanha de vacinação obtenha adesão significativa, visando a proteção de todos os grupos prioritários e a redução da disseminação do vírus da gripe.