O Brasil está enfrentando um surto de dengue que está levando o país a se aproximar da marca de 500 mortes pela doença em 2024. De acordo com informações do Ministério da Saúde, até a noite de quinta-feira (14/3), foram registrados 491 óbitos confirmados e outros 889 estão em fase de investigação. O número de casos prováveis de dengue já ultrapassou a marca de um milhão, chegando a 1.657.814.
Atualmente, o coeficiente de incidência da doença é de 816,4 casos por 100 mil habitantes. O estado de **Minas Gerais** continua liderando o número de casos prováveis, com aproximadamente 563.860 registros. Em seguida, estão **São Paulo** (304.708), **Paraná** (156.315), **Distrito Federal** (141.055), **Rio de Janeiro** (127.162) e **Goiás** (92.660).
Para intensificar e agilizar as estratégias de vigilância, Centros de Operações de Emergência (COE) foram implantados em diversos estados para combater o mosquito Aedes aegypti, possibilitando uma análise rápida dos dados sobre a doença. Além disso, foram realizadas ações como instalação de tendas de atendimento e visitas técnicas promovidas pelo governo federal.
Mais de 500 municípios já iniciaram a vacinação contra a dengue, priorizando as primeiras doses para crianças de 10 e 11 anos. O Ministério da Saúde emitiu uma nota recomendando a ampliação da campanha de imunização para crianças de até 14 anos ainda em março, a fim de aumentar a cobertura vacinal nas cidades.
Recentemente, foram registradas mais duas mortes por dengue na Bahia, elevando o número de óbitos para 14 no estado. Esses casos reforçam a necessidade de medidas urgentes para o controle da doença.
A situação da dengue no Brasil é preocupante e requer a colaboração de toda a população na eliminação de focos do mosquito transmissor. A conscientização e a prevenção são fundamentais para evitar a propagação da doença e reduzir o número de casos graves e mortes.
Acompanhe as notícias sobre a dengue e outras informações de saúde em nosso site. Siga também nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo e em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Para sugestões de pauta, entre em contato pelo WhatsApp: (71) 99940-7440.
Confira mais informações sobre a situação da dengue no Brasil em nosso site e esteja sempre atualizado com as notícias da Bahia e dos baianos.