Bahia registra 18º óbito por dengue em 10 municípios

Por Redação
3 Min

Subiu para 18 o número de óbitos registrados por dengue na Bahia em 2024, de acordo com informações confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nesta quarta-feira (20/3). Uma nova vítima fatal foi registrada em Santo Antônio de Jesus, cidade do Recôncavo.

Os óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab e ocorreram em dez municípios baianos. Jacaraci registrou 4 mortes, Piripá 3, Vitória da Conquista 3, Santo Antônio de Jesus 2, Barra do Choça 1, Campo Formoso 1, Feira de Santana 1, Ibiassucê 1, Irecê 1 e Santo Estêvão 1.

A Bahia, segundo a Sesab, está em alerta diante da epidemia de dengue enfrentada pelo estado. Foram estabelecidas ações emergenciais, bem como de médio e longo prazos, para combater o avanço de casos da doença. A distribuição de larvicidas, equipamentos, medicamentos e carros fumacês para reforçar os trabalhos dos municípios é uma das medidas adotadas. Além disso, está sendo realizada capacitação com a rede assistencial no manejo clínico de arboviroses e aquisição de repelentes para gestantes cadastradas na atenção básica dos municípios.

A situação preocupa, principalmente diante do cenário nacional. O Brasil enfrenta um recorde de casos de dengue, com 1,8 milhão de ocorrências nos últimos 20 anos. A preocupação com a propagação da doença é constante, levando as autoridades de saúde a intensificarem as medidas de prevenção e controle do mosquito transmissor.

A Sesab tem atuado em parceria com os municípios para garantir a assistência à saúde e evitar novos óbitos por dengue. A população também é fundamental no combate à proliferação do Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e colaborando com as ações promovidas pelos órgãos competentes.

É essencial que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e de cabeça, e procure imediatamente atendimento médico em caso de suspeita da doença. A prevenção ainda é a melhor forma de evitar complicações e garantir a saúde de todos.

A Sesab continuará monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para controlar a epidemia de dengue na Bahia. A colaboração de todos é fundamental para combater a doença e garantir o bem-estar da população.

Compartilhe Isso