O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27/3) que a vacina contra a dengue será distribuída para mais 154 municípios brasileiros. Até então, 521 municípios já haviam sido selecionados para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença na rede pública, direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com a pasta, a ampliação contemplará diversas regiões de saúde, incluindo Central (Espírito Santo), Betim (Minas Gerais), Uberaba (Minas Gerais), Uberlândia/Araguari (Minas Gerais), Recife, Apucarana (Paraná), Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (São Paulo), Região Metropolitana de Campinas (São Paulo), São José do Rio Preto (São Paulo) e São Paulo.
Dados do ministério revelam que, até o momento, 1.235.119 doses foram enviadas aos estados e municípios desde o início da vacinação contra a dengue. Dessas, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 ainda aguardam registro. Dos 521 municípios inicialmente selecionados, 13 ainda não forneceram os dados para o governo federal.
Além disso, 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia, detalhou o processo de ampliação dos municípios contemplados.
Segundo Garcia, a redistribuição para municípios dentro dos próprios estados será regulamentada por uma nota técnica a ser publicada ainda hoje. A relocação das doses já recebidas não será possível em duas unidades federativas: o Distrito Federal, devido a uma particularidade local, e Mato Grosso do Sul, que já foi contemplado em sua totalidade.
“A solução encontrada foi a concentração das doses próximas do vencimento destas duas unidades federativas e encaminhá-las para um único estado para facilitar a logística. Escolhemos o Amapá devido ao quantitativo de doses disponíveis, à concentração da população na capital e ao número de municípios, além da situação epidemiológica que justifica esse remanejamento”, explicou.
O ministério também recebeu uma nova remessa de doses contra a dengue, a primeira comprada, visto que a remessa anterior foi doada pelo fabricante. No total, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e os 154 agora contemplados com a ampliação.
“Parte destas doses será enviada para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Dessa forma, a continuidade da vacinação será garantida nos locais com doses próximas do vencimento e que precisarão redistribuir. Além disso, doses serão garantidas para os municípios que estão seguindo bem com a vacinação. A intenção é fornecer mais doses aos municípios que estão com a vacina esgotando para dar continuidade à estratégia de imunização”, explicou Garcia.
“Decidimos seguir a lista pactuada com as representações de estados e municípios. Vamos garantir a distribuição de doses para atender essas regiões. A remessa será composta por doses novas, com prazo de validade apropriado, para abastecer estes locais e contemplar mais 154 municípios na vacinação contra a dengue”, concluiu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Para sugestões de pauta, entre em contato pelo WhatsApp (71) 99940-7440.
O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…
As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…
Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…
Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…