27 mortes por dengue na Bahia; 15 mil doses de vacina chegam nesta terça-feira (02)

Por Redação
3 Min

Com a divulgação de mais quatro novos casos de mortes pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça-feira (2/4), o número de vítimas fatais da dengue na Bahia em 2024 chega a 27. As últimas ocorrências foram registradas em Vitória da Conquista (2), Juazeiro (1) e Feira de Santana (1).

No geral, os óbitos ocorreram nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1).

CENÁRIO

Ao todo, na Bahia, foram notificados 95.890 casos prováveis da doença até o dia 30 de março de 2024, com um Coeficiente de Incidência (CI) de 678,1 casos/100.000 habitantes. Comparativamente, no mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, representando um aumento de 536,6%. Atualmente, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, enquanto outros 56 estão em risco e 16 em alerta.

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS

As cerca de 15 mil doses de vacina contra a dengue que estão sendo redistribuídas começaram a chegar aos municípios nesta terça-feira (2/4). A logística foi iniciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na segunda-feira (1/41), com o suporte do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar.

Os municípios de Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito foram selecionados para receber as doses remanejadas, com base no número absoluto de casos prováveis notificados em 2024, critério definido pelo Ministério da Saúde.

“A nossa prioridade é garantir que as doses cheguem o mais rápido possível aos municípios. O lote dessas vacinas tem validade até 30 de abril, e estamos tomando todas as medidas para evitar desperdícios”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Ela enfatizou a importância de os pais e responsáveis levarem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação, uma vez que a faixa etária mais atingida pela doença, segundo estudos, é entre 10 e 14 anos. Até a segunda-feira, haviam sido aplicadas 93.688 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na Bahia.

Com informações da Ascom/Sesab.

O post sobre a entrega das 15 mil doses de vacina contra a dengue na Bahia foi divulgado no site Aratu On, que é uma fonte de notícias da Bahia e dos baianos.

Compartilhe Isso