Campanha ganhou mais alguns dias em todo o estado baiano para atingir a meta
Campanha ganhou mais alguns dias em todo o estado baiano para atingir a meta
O prazo adicional para que crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de vida sejam imunizadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e atualização da Caderneta de Vacinação se encerrará nesta quinta (10). De acordo com a Secretaria da Saúde de Candeias, 3.400 crianças devem ser vacinadas até a amanhã.
Para receber a dose, a criança deve ser levada até à unidade de saúde do seu bairro ou distrito, das 8 às 16 horas, junto com a Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação.
A vacina
A vacina contra a poliomielite é segura e consegue proteger a criança contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3), de acordo com o Ministério da Saúde. Como não existe tratamento para a poliomielite, a vacina é a única forma de prevenção e sua eficácia é de 90 a 95%. Crianças com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia também podem ser vacinadas. Apenas as crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser consultadas por um médico para avaliar a recomendação da vacina.