Com o aumento das internações de crianças, principalmente por conta de doenças respiratórias, a Secretaria da Saúde da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (5/4), que está aumentando a assistência aos pequenos. A fim de garantir um atendimento de qualidade à população, em especial ao público infantil, estão sendo abertos 38 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) e mais 8 de enfermaria apenas em unidades da Sesab.
Entre os leitos de UTI, 20 estão sendo disponibilizados no **Hospital 2 de Julho**, em Salvador, 10 no **Hospital Geral de Vitória da Conquista** e 8 no **Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho**, em Irecê. Já os leitos de enfermaria são todos no **2 de Julho**. A previsão é que até o dia 12 de abril todos os leitos estejam recebendo pacientes, conforme informa a Sesab.
Além da ampliação na rede própria, outros 28 leitos de enfermaria estão sendo disponibilizados no **Hospital Martagão Gesteira**, em Salvador. Para aumentar a capacidade de atendimento na unidade, a Sesab fez a cessão de mais de meio milhão de reais em equipamentos, como ventiladores de alta frequência e monitores multiparamétricos.
Na rede complementar, também está prevista a disponibilização de 3 leitos de UTI em Feira de Santana, que serão contratados em uma unidade privada, conforme anunciado pela Sesab.
A secretária da Saúde, **Roberta Santana**, destaca a importância das ampliações durante o outono e inverno, épocas de maior incidência das síndromes respiratórias. Essas medidas são fundamentais para garantir um atendimento mais eficaz e dedicado ao público infantil.
Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Bahia, até o dia 1º de abril de 2024 foram notificados 2.165 casos, com 128 óbitos. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 8,03% no número de casos. A faixa etária com maior incidência de SRAG em 2024 foi a de menores de 1 ano, seguida da faixa etária de 1 a 4 anos.
Diante desse cenário, a ampliação dos leitos pediátricos é essencial para garantir o atendimento adequado às crianças que necessitam de cuidados intensivos. A disponibilização de leitos de UTI e enfermaria em unidades estratégicas visa assegurar que a população infantil receba a assistência necessária durante essa época de aumento de doenças respiratórias.
Segue abaixo o link da matéria completa:
Fonte: [Com aumento de casos de doenças respiratórias, 77 novos leitos pediátricos são criados na Bahia](https://aratuon.com.br/saude/2024-04-05/com-aumento-de-casos-de-doencas-respiratorias-77-novos-leitos-pediatricos-sao-criados-na-bahia/)