A estratégia de vacinação contra a dengue em Salvador terá novo horário a partir desta segunda-feira (22/4), tendo como público prioritário os pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos. As doses restantes estarão disponíveis em 12 salas de vacina de referência, das 10h às 14h, ou até o estoque ser esgotado.
Os pais e responsáveis pelo público-alvo são convocados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para que busquem os postos de saúde e garantam a imunização dos jovens. Até a última sexta-feira (19), 43.519 pessoas foram vacinadas contra a dengue, restando aproximadamente 1.300 doses a serem aplicadas. O grupo de 10 a 14 anos em Salvador é composto por 226 mil indivíduos.
De acordo com a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, há uma limitação no número de doses recebidas, mas a gestão já está solicitando mais imunizantes ao Ministério da Saúde. Ela destacou que Salvador, em comparação com outras cidades, teve um avanço significativo na aplicação das vacinas, resultando em um número baixo de doses remanescentes.
Ana Paula Matos ressaltou ainda que a cidade continua mobilizada com a campanha “Salvador Contra Dengue” e que estão dedicados a combater a doença por meio da vacinação e de ações de enfrentamento ao mosquito transmissor, reforçadas nos últimos meses.
A lista das unidades com imunizantes disponíveis é a seguinte:
1. UBS Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)
2. UBS Prof. José Mariane (Itapuã)
3. USF Imbuí
4. UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro)
5. UBS Pires da Veiga (Pau da Lima)
6. UBS Manoel Vitorino (Brotas)
7. USF Beira Mangue (São João do Cabrito)
8. UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo)
9. UBS Clementino Fraga (Avenida Centenário)
10. USF São José de Baixo (Lobato)
11. UBS Ramiro de Azevedo (Nazaré)
12. USF Cajazeiras XI
A SMS se mantém ativa nas redes sociais, disponibilizando informações em tempo real e aconselhando a população a se vacinar contra a dengue. Qualquer dúvida ou sugestão de pauta pode ser enviada por WhatsApp para o número (71) 99940 – 7440.
Essa iniciativa de vacinação visa garantir a proteção dos pré-adolescentes e adolescentes de Salvador contra a dengue, contribuindo para a redução do risco de transmissão da doença na cidade. A SMS reitera a importância da adesão à campanha e do engajamento da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.