O prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade (PP), preocupado com a situação dos desabrigados afetados pelas fortes chuvas que atingem o interior do estado, viajou na manhã desta terça-feira (26), levando cinco mil pacotes de leite de 500 gramas e igual quantidade de feijão num caminhão fretado pela prefeitura. A doação vai para o município de Riachão do Jacuípe que vem sofrendo por causa das fortes chuvas que castigaram a cidade no fim de semana.
Os alimentos foram arrecadados nos dois últimos dias do Madre Verão realizado na Área de Lazer do município. A cidade de Riachão de Jacuípe é a que apresenta um número maior de desabrigados, cerca de 450 famílias afetadas.
Tendo em vista a gravidade constatada no município de Riachão, o Governador Rui Costa também estará pessoalmente em visita a cidade nesta terça-feira (26), onde fará uma avaliação mais precisa dos danos e depois solicitar ajuda do Governo Federal.
“Amanhã [terça], eu estou fazendo uma visita à cidade de Riachão para verificar in loco. Hoje falei mais uma vez por telefone com a prefeita e ela está hoje fazendo o levantamento. Eu pedi que ela faça o levantamento casa por casa, inclusive com relatório fotográfico, para que possamos dar assistência às famílias e, ao mesmo tempo, pedir ajuda do Governo Federal, do Ministério da Integração, para reparar os danos nas ruas e nas casas das pessoas”, informou Rui Costa.
Além de ajudar as famílias, Rui disse que a verba federal deve ser destinada para reparar danos de infraestrutura. “Tivemos prejuízos em algum trecho de estradas, uma ponte se perdeu e alguns trechos de adutoras foram levados pelas águas”, detalha.
Além de Riachão do Jacuípe, os municípios que solicitaram decretos de situação de emergência são: Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Coribe, Santa Rita de Cássia, Jeremoabo e Jaguaquara.