Depois de cinco anos de estudo, um grupo de cientistas desenvolveu uma lista de 788 ‘biomarcadores’ encontrados no sangue que podem indicar com antecedência quando um câncer está presente no corpo de uma pessoa.
Os cientistas esperam agora desenvolver um teste sanguíneo para verificar dezenas de tipos de câncer. Este teste poderá permitir aos médicos detectar a doença antes de esta se espalhar ou tornar mortal e segundo um estudo poderá estar disponível daqui a dez anos.
Os 788 ‘biomarcadores’ encontrados no sangue – pelos cientistas do grupo de 40 organizações Early Cancer Detection Consortium (ECDC) – podem indicar que o câncer está presente no corpo, mesmo quando o paciente ainda não sofre de qualquer sintoma.
O professor Ian Cree, patologista molecular e diretor do ECDC contou que a seguir querem reduzir esta lista para 50 ‘biomarcadores’ e criar um teste sanguíneo para os identificar nos pacientes, como reporta o Daily Mail.
Fiona Osgun, investigadora do Cancer Research UK, disse: “A detecção precoce é uma área vital da pesquisa (…). Um exame de sangue para detectar diferentes tipos de câncer é uma ideia entusiasmante, mas antes de um teste como este poder ser usado, é necessário que haja uma forte prova de que é preciso, pode salvar vidas, e os seus benefícios superam os riscos – tal como a possibilidade de diagnosticar câncer que nunca teriam provocado danos”.