De acordo com uma publicação feita na última semana, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) irá exigir a realização de um curso teórico e uma prova, além do exame médico, que já obrigatório. A mudança passa a valer a partir do dia 5 de junho deste ano.
Para os motoristas que irão renovar até o dia 5 de junho, apenas o exame médico será solicitado. Após esse período, os condutores deverão realizar o curso, que poderá ser feito presencial ou a distância, e terá duração de 10 horas/aula (máximo de 5 horas/aula por dia), e uma prova teórica de múltipla escolha, com 30 questões.
Ainda segundo a divulgação, será necessário ter frequência de 100% no curso, e acertar pelo menos 70% do teste escrito. Quem for reprovado, poderá realizar uma nova prova 5 dias depois do resultado. Se reprovar novamente, deverá refazer o curso. O Detran não informou qual será o novo preço da renovação. Motoristas que exercem atividade remunerada estarão dispensados desse curso, mas, deverão fazer um mais específico a cada 5 anos.