Sob a lente da ciência, tudo pode ser questionado, repensado, aprimorado e transformado por completo, até nossos hábitos mais costumeiros e cotidianos. Como escovar os dentes pela manhã, por exemplo: é melhor cuidar da limpeza assim que nos levantamos, diretamente da cama e antes de comer, ou seria melhor depois do café? Para quem costuma acordar e imediatamente escovar os dentes, saiba que a ciência sugere justamente o oposto para uma melhor saúde bucal.
Segundo especialistas ouvidos por reportagem da BBC, para uma melhor higiene a escovação deve ser realizada cerca de meia hora após o fim da primeira refeição do dia, especialmente após a ingestão de café preto. A bebida, afinal, é escura e ácida, e contém taninos que justamente mancham os dentes, especialmente quando em contato com possíveis placas – que nada mais são do que colônias de bactérias nos dentes.
Além de serem “tingidas” pelos pigmentos das bebidas, as bactérias das placas produzem ácidos enquanto se alimentam dos açúcares que ingerimos, e são esses ácidos que atacam os dentes. Quando a placa em contato com a saliva endurece é que se forma o famoso tártaro, e se a maioria das manchas podem ser removidas com uma limpeza dental comum, técnicas elaboradas de clareamento existem para resolver os casos mais extremos.
Para evitar o começo do processo, porém, e buscar impedir que as manchas, placas e tártaros se formem, é preciso retornar à escovação. Limpar corretamente os dentes com escova e fio dental é a chave, limpando os dentes de forma suave em movimentos circulares por pelos menos duas vezes ao dia – e meia hora depois de comer. Uma boa dica dos dentistas é logo após a refeição, mas antes de escovar, beber água para começar a limpeza.