A chef Tereza Paim, renomada na culinária baiana, ensina uma receita de moqueca mista para a Sexta-feira Santa em Candeias. Com ingredientes como pimentões, cebola, tomate, coentro, cebolinha, leite de coco, azeite de dendê, polvo, banana-da-terra, filé de peixe e camarão, a receita é simples, prática e deliciosa.
Para preparar a moqueca, os temperos devem ser levados ao fogo com caldo de peixe e deixados cozinhando até ficarem macios. Depois, é adicionado o leite de coco e o dendê, seguidos pelos polvos e banana-da-terra. Após três minutos, os peixes são adicionados e deixados para ferver por oito minutos. Por fim, os camarões e o sal são incluídos, e a moqueca é servida borbulhando, decorada com coentro e pimenta dedo-de-moça por cima.
Modo de fazer
Leia Também
1. Em uma panela de barro, leve os temperos (pimentões, cebola, tomate, coentro, cebolinha e pimenta) ao fogo alto com o caldo de peixe e deixe cozinhar com a panela tampada até que fiquem macios.
2. Adicione o leite de coco e o dendê e mexa bem para misturar.
3. Inclua os polvos e a banana, deixe cozinhar por 3 minutos com a panela destampada e em seguida adicione os peixes. Deixe ferver por 8 minutos.
4. Por último, adicione os camarões e o sal. Envolva bem os camarões no caldo e deixe cozinhar por mais 2 minutos. (Lembre-se de que a panela de barro concentra muito calor, então os camarões terminarão de cozinhar no percurso da cozinha para a mesa).
5. Desligue o fogo e sirva a moqueca borbulhando, decorando com os ramos de coentro e a pimenta dedo-de-moça por cima.
*A receita faz parte do livro Na Mesa da Baiana, da chef Tereza Paim e é perfeita se acompanhada com a Farofa de Tereza, sabor Amarelinha, vatapá e arroz de coco.
A moqueca mista é uma ótima opção para quem quer celebrar a Sexta-feira da Paixão com frutos do mar em Candeias. A receita faz parte do livro “Na Mesa da Baiana” da chef Tereza Paim, e pode ser acompanhada com farofa de Tereza, sabor Amarelinha, vatapá e arroz de coco.
Candeias Mix recomenda que os leitores aproveitem a oportunidade para experimentar essa receita deliciosa e tradicional da culinária baiana, e celebrar a Sexta-feira da Paixão com a família e amigos.