A ação de Erradicação de Plantios de Cannabis Sativa Lineu (Maconha) foi realizada pela Polícia Federal, em parceria com a CIPE-CAATINGA/PMBA, no município de Andorinha, localizado no centro norte da Bahia, durante a Operação Terra Livre, na última quinta-feira (27).
De acordo com a PF, os plantios foram identificados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia em uma área com aproximadamente 7.100m².
Como resultado da ação, cerca de 61 mil pés de maconha foram erradicados. Um indivíduo foi preso em flagrante na posse de uma pequena quantidade de maconha pronta para o consumo, além de três armas de fogo e munições, em uma residência localizada na propriedade. Ele responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
As penas previstas para esses crimes, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão. Os policiais federais monitoram o ciclo produtivo da cannabis e realizam novas operações próximas à época da colheita, impedindo assim a conclusão do cultivo. A ação contínua de erradicação de plantios de maconha resulta na redução da oferta de maconha no mercado consumidor.
Com as operações em andamento, as Polícias Federal e Militar contribuem significativamente para a redução do abastecimento nos pontos de venda de droga nos estados da Região Nordeste, evitando a escalada da violência, como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e disputas pelo controle dos territórios de drogas, que geralmente estão relacionados ao tráfico de drogas.