O governo de São Paulo começará a distribuir a medicação à base de canabidiol proveniente de fontes vegetais através do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de maio, somente para indivíduos com prescrição médica. Esta substância é extraída da planta Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, que atualmente possui seu uso proibido no Brasil.
Os remédios serão disponibilizados para pacientes que possuam receitas médicas e estejam sob acompanhamento constante para tratamento de síndromes raras ou distúrbios neurológicos, tais como Alzheimer, dor crônica, Parkinson e ansiedade. De acordo com informações divulgadas pelo g1, a entrega dos remédios somente ocorrerá mediante autorização da Secretaria Estadual da Saúde, e os produtos devem possuir registro de certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir sua qualidade. Além disso, estes medicamentos estarão disponíveis exclusivamente em farmácias especializadas do governo.
A distribuição gratuita dos fármacos à base de Cannabis foi oficializada em dezembro do ano passado. O projeto de lei, elaborado pelo deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo um ano antes, em dezembro de 2022. Desde 2014, a Anvisa já permite a importação de certos medicamentos derivados da Cannabis, e em 2019, regulamentou a pesquisa, produção e comercialização de remédios na indústria farmacêutica, embora ainda seja necessária a importação da planta.
- A Cannabis sativa é uma planta composta por mais de 80 compostos químicos, conhecidos como canabinoides;- Os dois principais ingredientes são o canabidiol (CDB) e o tetrahidrocanabinol (THC);- O THC é responsável pelo efeito psicoativo da maconha;- Os medicamentos aprovados têm como base o CDB, que não acarreta em efeitos intoxicantes e apresenta benefícios analgésicos, ansiolíticos e relaxantes, podendo auxiliar no tratamento de diversas enfermidades.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!