Vereadores de Porto Seguro têm mandatos cassados pelo TSE

Dois vereadores da Câmara Municipal de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais

Ronildo Vinhas Alves, o Nido, e Evanildo Lage, mais conhecido como Van Van, foram punidos após a Corte entender que o PSD, partido pelo qual os dois se elegeram, fraudou a cota de gênero prevista para eleição de 2020.

Leia mais

Segundo a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, a investigação apontou que o partido indicou apenas uma candidata do sexo feminino para preencher a cota. No entanto, a mulher não teve nem voto nem manifestação de campanha eleitoral — postura conhecida como candidatura laranja.

Leia mais

Em seu voto, a relatora ministra Cármen Lúcia cita que “a candidata Eliene Perreira do Carmo, igualmente: a) teve votação zerada; b) não praticou nenhum ato de campanha em seu favor; c) desde o dia 27/09/2020, data a partir da qual a campanha eleitoral se tornou possível nas eleições 2020, a suposta candidata JÁ participava de eventos do candidato e vereador NIDO; d) fez diversas publicações em suas redes sociais, pedindo votos para outro candidato do mesmo partido; e) não recebeu receitas de campanha; g) não efetuou despesas de campanha”.

Leia mais

Com a decisão do TSE, os substitutos de Nido e Van Van devem assumir os cargos em 30 dias.

Leia mais

A Câmara de Porto Seguro disse que ainda não foi notificada da decisão, mas já não cabe recurso.

Leia mais

Os mandatos de Ronildo Vinhas Alves, conhecido como Nido, e Evanildo Lage, mais conhecido como Van Van, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada após a Corte entender que o PSD, partido pelo qual os dois se elegeram, fraudou a cota de gênero prevista para as eleições de 2020. De acordo com a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, a investigação revelou que o partido indicou apenas uma candidata do sexo feminino para cumprir a cota, porém a mulher não obteve votos nem participou de qualquer atividade de campanha eleitoral, caracterizando uma candidatura laranja. Em seu voto, a relatora ministra Cármen Lúcia destacou que a candidata Eliene Perreira do Carmo não teve votação, não realizou atos de campanha em seu favor, participava de eventos do candidato e vereador NIDO desde o início da campanha eleitoral, entre outras irregularidades. Com a decisão do TSE, os substitutos de Nido e Van Van devem assumir os cargos em 30 dias. A Câmara de Porto Seguro informou que ainda não foi notificada da decisão, mas ressaltou que não há possibilidade de recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Candeias Mix - Notícias de Candeias, Bahia e do Mundo